Programa ITIL Foundation
O curso ITIL Foundation é a porta de entrada para a compreensão das melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. Este curso de 16 horas proporciona uma visão abrangente dos conceitos e princípios essenciais da ITIL, preparando os participantes para aplicar as práticas recomendadas em suas organizações e para a certificação ITIL Foundation.
1. Introdução ao ITIL
- O que é ITIL? Visão geral e história
- Importância do ITIL no gerenciamento de serviços de TI
- Estrutura e principais componentes do ITIL
- ITIL e outros frameworks: COBIT, ISO/IEC 20000, etc.
2. Conceitos Chave de Gestão de Serviços
- Definição de serviços e gerenciamento de serviços
- Valor de serviço: criação de valor através de serviços de TI
- Os quatro aspectos da gestão de serviços
- Princípios orientadores da ITIL
3. O Sistema de Valor de Serviço (SVS) do ITIL
- Visão geral do SVS: Como o ITIL integra componentes-chave
- Governança em ITIL: Estrutura e práticas
- Fluxo de trabalho do SVS: Desde a demanda até a criação de valor
- Melhoria contínua e práticas de otimização
4. Cadeia de Valor de Serviço do ITIL
- Os seis atividades principais da cadeia de valor de serviço
- Integração das atividades da cadeia de valor para entregar serviços
- Fluxos de valor: Criação, entrega e suporte de serviços
- Exemplos práticos de fluxos de valor em ação
5. Práticas de Gestão de ITIL
- Visão geral das 34 práticas de gerenciamento de ITIL
- Práticas gerais de gestão: Melhoria contínua, segurança da informação, etc.
- Práticas de gestão de serviços: Gerenciamento de incidentes, problemas, mudanças, etc.
- Práticas de gestão técnica: Gerenciamento de implantação, de infraestrutura e plataformas
6. ITIL e a Transformação Digital
- Papel do ITIL na era da transformação digital
- Integração de ITIL com metodologias ágeis e DevOps
- Adaptação do ITIL para atender às necessidades modernas de TI
- Uso de ITIL para melhorar a agilidade e a resiliência dos serviços de TI
7. Preparação para a Certificação ITIL Foundation
- Visão geral do exame ITIL Foundation
- Estratégias de estudo e recursos recomendados
- Simulados e revisão de perguntas frequentes
- Dicas para maximizar o desempenho no exame
8. Implementação e Melhoria Contínua
- Como aplicar os conceitos de ITIL na sua organização
- Desenvolvimento de um plano de ação para melhoria contínua
- Integração do ITIL com outros frameworks de gestão de TI
- Exploração de oportunidades de desenvolvimento contínuo em ITIL
A quem se dirige
- Profissionais de TI e gestores que buscam entender as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI
- Gerentes de projetos e de operações de TI
- Profissionais de suporte e desenvolvimento de TI
- Consultores e auditores que trabalham com serviços de TI e governança
- Qualquer pessoa interessada em obter a certificação ITIL Foundation