Programa KPP I – Descobrindo Valor para o Cliente
O treinamento “Descobrindo Valor para o Cliente” é parte da Nova Designação KPP (Kanban Product Professional) da Kanban University, e complementa o treinamento “Maximizando o Valor para o Cliente (MCV)”. Baseado no Fit for Purpose Framework, criado por Alexei Zheglov e David J. Anderson, este curso ajuda gestores e profissionais a melhorar produtos e serviços, criando organizações robustas e continuamente ajustadas aos propósitos dos seus clientes.
1. Segmentação de Mercados e Criação de Personas
- Segmentação de mercados por propósito do cliente
- Criação de personas baseadas em consumidores imaginários
- Compreendendo a importância dos três componentes de uma oferta: Design, Implementação e Entrega de Serviços
2. Definindo um Produto Completo com Fit for Purpose
- Conceito de produto completo: design, implementação e experiência do cliente
- Definição de critérios de adequação para requisitos funcionais e não funcionais
- Atendimento às três dimensões do produto
3. Modelagem de Domínio e Mapeamento de Requisitos
- Uso da modelagem de domínio de negócios e modelo de recursos do produto
- Exploração e categorização de requisitos de produto
- Mapeamento de requisitos para segmentos de mercado
4. Identificação e Definição de Valores
- Identificação dos seis critérios de adequação: tempo, qualidade, segurança e conformidade, conveniência, opcionalidade e acessibilidade
- Exploração de requisitos para descobrir valor oculto
- Definição das características e requisitos mais valiosos do produto
5. Análise da Experiência do Cliente e Estratégia do Produto
- Análise da experiência do cliente usando abordagens humanas e narrativas
- Uso do Fitness Box Score do Fit for Purpose Framework
- Definição da estratégia do produto com a Fitness Target Matrix
6. Aplicação Prática e Estudos de Caso
- Estudo de Caso: Táxi de Londres e Storm King Red
- Estudo de Caso: Conferência Kanban Brazil
- Detecção de mudanças no gosto do cliente e adaptação contínua
7. Implementação de Fit for Purpose e Integração com Outros Métodos
- Integração do Kanban com Fit for Purpose
- Uso de “Jobs to be Done” no contexto F4P
- Implementação de Fit for Purpose Cards para tomada de decisão
- Uso do NPS para medir a satisfação e ajustar ofertas
A quem se dirige
- Profissionais de Produto, Marketing e Vendas
- Coaches de Transformações Organizacionais e Agentes de Mudanças
- Líderes, Gestores e Executivos em Geral
- Consultores de Negócios e Estratégia
- Gerentes de Projetos e Programas
- Especialistas em Pesquisa de Mercado