Publicado em: 26 junho, 2024

4 Dicas de Gestão de Mudanças com Kanban

Nos últimos treinamentos Kanban (KSD), tenho notado um crescente interesse dos alunos em Gestão de Mudanças em iniciativas de melhoria. Acredito que isso representa o maior benefício e propósito do Kanban. Após a última turma em Brasília, decidi compilar alguns conselhos práticos que frequentemente emergem no KSD:

  1. Não comece pela cultura: A cultura é abstrata e culpar a cultura organizacional é reconhecer uma inabilidade em Gestão de Mudanças. Para influenciar a cultura, mude o modelo de gestão. A cultura irá acompanhar. Leitura recomendada.
  2. Não comece pelo mindset: Acreditar que mudar o mindset é crucial pode ser considerado antiético. Leitura recomendada em inglês.
  3. Não comece pela estrutura: O fluxo deve influenciar a estrutura, não o contrário. A maioria dos problemas organizacionais são problemas de fluxo. Promova a colaboração sem necessariamente juntar times ou departamentos. Respeite o tribalismo e a individualidade.
  4. Não comece pela eficácia: Foque inicialmente na eficiência, obtenha pequenas vitórias, estabilize o fluxo e, depois, direcione-se para a eficácia e entrega de valor. Leitura recomendada em inglês.

Muitas dessas lições são frutos de quase uma década de prática com Kanban, colaborando com a Lean Kanban University e aprendendo com outros líderes, especialmente no Brasil. Se essas ideias parecem difíceis de aceitar, talvez seja uma oportunidade para entender melhor a obliquidade do Kanban e o comportamento humano em situações de mudança. A influência na cultura e mindset, e a alteração das estruturas, devem ser feitas de forma indireta e progressiva.

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