Quando
Early bird: € 720 (Até 19/09) | Regular: € 875
Carga Horária: 16 horas
Formador: Juliano Ribeiro
Programa Kanban Systems Improvement
Esta formação de 16 horas para pessoas que já utilizam Kanban em suas equipas e pretendem aprofundar o conhecimento de forma a obter melhores resultados em suas implementações. O profissional formado em Kanban Systems Improvement é capaz de implementar e gerir o método Kanban em sua equipa de forma evolucionária, e possui conhecimento avançado para obter melhores resultados na entrega do serviço melhor gestão de risco, maior agilidade e satisfação do cliente.
1. Revisitando o método Kanban
- Princípios e práticas do Kanban
- Lean e Knowledge work
- Uso Kanban em minha organização. E agora?
2. Kaizen Game Extended *
O Kaizen Game Extended é um jogo de tabuleiro criado por Rodrigo Yoshima que simula o uso do método Kanban e complementa o Kaizen Game presente na formação KMP I – Kanban System Design. Nesta versão novos desafios, práticas e ciclos de feedback são introduzidos explicando como organizações podem aprofundar a agilidade, previbilidade e maturidade usando Kanban.
- Revisitando o STATIK
- Revisão das cadências básicas do Kanban
- Service Delivery Review
- Operations Review
- Risk Review
- Navegando pela maturidade e antifragilidade da organização
* Dinâmica criada pela Aspercom.
3. Lidar com resistências a implementação de limites WIP
- “Pensando rápido e devagar” – o modelo de Daniel Kahneman
- Lidando com causas de resistências emocionais e racionais
- “Engagement” emocional
- Como lidar com gaps de conhecimento
4. Gerir a mudança evolucionária
- Existem diferentes tipos de Kanban e diferentes maturidades
- Como escapar do “Proto-Kanban”
- Além de princípios e práticas: valores do método Kanban
- Estamos a fazer Kanban ou não?
- Gerir a mudança
5. Enxergar serviços e obter escala
- O que realmente são serviços sob a lente do Kanban?
- Princípios de escala do Kanban
- Upstream/Discory Kanban para gestão de Portefólio
- Utilizar Feedback Loops de escala e conduzir as reuniões
- Papéis que estão a emergir: Service Delivery Manager e Service Request Manager
6. Aplicar modelos de melhoria
Estratégias para melhoria: capacidade ou demanda?
Analisando distribuições de Lead Time
Removendo atrasos: análise de dependências
Entendendo a variabilidade: Block Clustering
Gerir “Bottlenecks”
Modelo econômico Lean
A certificação Kanban Management Professional (KMP)
Para se atingir a certificação KMP – Kanban Management Professional, alguns requisitos devem ser atendidos:
- Possuir certificação KSD – Kanban System Design
- Ter concluído a certificação KSI – Kanban Systems Improvement
A quem se dirige
- Developers
- Product Managers
- Project Managers
- Product Owners
- ScrumMasters
- Delivery Managers
- Testers
- Program Managers
- Portefolio Managers
- PMO
- Consultores de Governança
- Directores